Drielly Jardim's profile

Grid Instagram Setembro Amarelo

Grid especial sobre Setembro Amarelo para o instagram do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Direção de arte: Pedro Barros
Redação: Drielly Jardim
💛 [PRECISAMOS FALAR SOBRE O SOFRIMENTO MENTAL]⠀⠀⠀
Tabu. Preconceito. Vergonha. Esses ainda são alguns dos principais adversários na luta contra a depressão e outras doenças que podem acarretar em novos casos de suicídio. Devemos todos estar alertas para o cuidado com a saúde mental e a redução de danos para apoiar pessoas em extremo estado de sofrimento - não somente pacientes, mas profissionais da Enfermagem também! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Você sabia que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é o diálogo. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto, sobretudo entre familiares, amigos e profissionais de saúde, num ambiente seguro e acolhedor para o paciente. O caminho para se quebrar tabus de forma segura é compartilhando informação. Esclarecer, conscientizar, estimular a conversa: só assim podemos mudar essa realidade. 
O Cofen, e todos os profissionais da Enfermagem, se unem ao Centro de Valorização da Vida (CVV) na campanha #SetembroAmarelo, que busca conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. 
Faça parte desta causa! Compartilhe a conscientização sobre #SaúdeMental! Acompanhe nossos posts sobre o tema ao longo do mês de setembro. #setembroamarelo #suicidio #depressao #cvv188
💛 [QUANDO CONHECEMOS ALGUÉM QUE ESTÁ SOFRENDO]⠀⠀
Não há uma “receita” para identificar quando uma pessoa está vivenciando uma crise grave de depressão ou outras formas de sofrimento mental. Entretanto, é possível notar alguns sinais que devem chamar a atenção de familiares e amigos próximos, principalmente se eles se apresentam ao mesmo tempo: o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais por pelo menos duas semanas; a preocupação com a própria morte ou falta de esperança; a expressão de ideias ou de intenções suicidas e o isolamento. 
Há ainda uma série de fatores que podem deixar uma pessoa que já está com sofrimento mental diagnosticado ainda mais vulnerável, como a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, racismo, gordofobia e outras agressões preconceituosas, agressões psicológicas e/ou físicas ou a perda de um ente querido. 
Por isso, fique atento e seja gentil. Não é fácil reconhecer e falar sobre esses sentimentos. Apoie seus amigos e familiares. Com atitudes simples, todos podem ajudar a reduzir os danos causados pela depressão e outros transtornos que podem ocasionar o desejo de tirar a própria vida. ⠀⠀⠀⠀
Primeiramente, ouça! Permita que as pessoas próximas a você desabafem e falem sobre seus sentimentos. Em segundo lugar, e muito importante: não critique. Seja amável e empático, ofereça um espaço seguro para quem estiver desabafando com você. É importante que a conversa seja um meio de evitar que se pense na morte como a única solução ou o fim do sofrimento. Deixe claro para essa pessoa que se sentir perdido é comum e está tudo bem.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Depois de ouvir, incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio, em algum serviço público. Se ofereça para acompanhá-la a um atendimento. Além disso, se você achar que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de serviços de saúde e entre em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa.
Se você conhece alguém que precisa de suporte, você também pode procurar o CVV! Ligue 188! O atendimento do @cvvoficial é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. Também é possível acessar o chat online, enviar um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento físico. 
O Cofen, e todos os profissionais da Enfermagem, se unem ao Centro de Valorização da Vida (CVV) na campanha #SetembroAmarelo, que busca conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Faça parte desta causa! Compartilhe a conscientização sobre #SaúdeMental! Acompanhe nossos posts sobre o tema ao longo do mês de setembro. #setembroamarelo #suicidio #depressao #cvv188
💛 [PARA QUEM ESTÁ SOFRENDO]
Em primeiro lugar, saiba de uma coisa: VOCÊ É IMPORTANTE. Depois disso, lembre também que o sofrimento não é sua culpa. As doenças e transtornos mentais são causados por fatores além do seu desejo, e podem ser tratados. Não é sua culpa, acredite!
Se você está passando por um momento difícil, converse com alguém que você confie e não hesite em pedir ajuda. Não tem problema se nesse momento você não se sente forte, afinal, não precisamos ser fortes o tempo inteiro. Lembre-se: VOCÊ É MUITO IMPORTANTE e falar sobre sua dor pode ajudar muito a encontrar um caminho para sua cura. 
Se você acha que não tem forças para pedir ajuda sozinho, peça para alguém de confiança te acompanhar a um serviço de saúde mais próximo. Tente não ficar sozinho, mantenha-se perto de quem te traz calma e tranquilidade. 
Outra ajuda muito boa é buscar o CVV, o Centro de Valorização da Vida. Você será ouvido, sem julgamento e com toda a paciência que você merece. O atendimento do @cvvoficial é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo total sobre as conversas. Também é possível acessar o chat online, enviar um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento físico. Ligue 188! 
O Cofen, e todos os profissionais da Enfermagem, se unem ao Centro de Valorização da Vida (CVV) na campanha #SetembroAmarelo, que busca conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. Nós estamos aqui por você!
Grid Instagram Setembro Amarelo
Published:

Owner

Grid Instagram Setembro Amarelo

Published:

Creative Fields