Rayanne Monteiro's profile

Como empoderar nossas meninas

Como empoderar nossas meninas

O empoderamento pessoal está levando inúmeras mulheres a ultrapassarem barreiras impostas pelos ‘padrões sociais’, ou seja, aos poucos estão vencendo todos os assédios e humilhações que sofreram quando pequenas. Porém esse empoderamento deve surgir ainda na infância, já que na maioria das vezes é onde tudo começa.

O problema é o bullying

Muitas meninas ouvem de suas colegas de escola ou de seus familiares frases como: “Para ser bonita você tem que ser magra”, “Por que não prende esse cabelo Bombril?”, ou até mesmo “Você precisa alisar o cabelo e emagrecer, senão vai ficar encalhada”. Pois é, esse tipo de bullying desmotiva e acaba com a autoestima de qualquer menina.

Já que o bullying começa desde cedo, muitas vezes até mesmo nas próprias famílias, saiba que você que sofre por causa dele, deve se empoderar cedo também, afinal a internet está facilitando esse processo de empoderamento e dando um helppara todas as meninas que também sofrem com a baixa autoestima e que, muitas vezes, levam à depressão.

Como iniciar o processo de empoderamento?

É fato que a família influencia muito no período da infância, tanto positivamente quanto negativamente. É muito comum as próprias mães pressionarem suas filhas para ficarem no ‘padrão’ imposto pela sociedade, quando na verdade deveriam incentivá-las a se mostrarem como realmente são, ou seja, com suas próprias características independentemente da opinião das pessoas.

O ideal é que o processo comece por meio dessas mães, afinal muitas crianças se inspiram em seus pais. Então para uma menina se empoderar, nada melhor do que a mãe para incentivar. É fundamental que uma mãe entenda primeiramente, o poder que ela pode ter e os benefícios que isso trará para vida dela, afinal a autoconfiança e a autoestima leva qualquer mulher a se sentir poderosa e preparada para enfrentar o machismo e a pressão social que ainda existe no país.

Além disso, os pais devem apresentar às suas filhas toda forma de representatividade, para que sintam que não estão sozinhas e se inspirem para atingir o mesmo nível de mulheres que hoje são fortes independentemente da cor, do corpo ou da idade. E também, apoiá-las em todas as suas escolhas e não as reprimir se, por exemplo, desejarem jogar bola ou optarem por não ser magras. 

E se a mãe não se empoderar primeiro?

Com certeza as atitudes das mães refletem nas filhas, porém caso as mães não queiram buscar o empoderamento, nada impede que as crianças não possam alcançar sozinhas. Com o avanço na tecnologia, a informação está presente por todos os lados, e hoje, qualquer adolescente tem acesso à internet.

Existem diversos grupos nas redes sociais que ajudam meninas a se empoderar, além de vídeos motivadores que podem ajudá-las a se posicionar diante dos ‘padrões’ que a sociedade impõe. Além disso, só de buscarem sobre assuntos de empoderamento, já é sinal de que desejam mudanças em si e na sociedade.

O conselho que deixamos para essas meninas é: se vocês desejam se empoderar, não desistam! Afinal, lutar pelo reconhecimento dos seus direitos e das habilidades de tomar decisões sobre seu corpo, seu cabelo, sua saúde, sua sexualidade, só traz vantagens e isso tem como consequência a sua liberdade!

Benefícios do Empoderamento

Sentir-se com a autoestima elevada e com mais autoconfiança são somente alguns benefícios do empoderamento. Existem muitas outras vantagens que levarão você a fazer parte do grupo de mulheres que já não se submetem mais ao desejo alheio.

- Têm consciência sobre seus direitos;

- Possuem maior facilidade em falar em público;

- Conseguem reconhecer suas habilidades pessoais;

- Não permitem que um homem cometa violência contra elas, e caso aconteça, não têm medo de tomar uma atitude;

- Têm ajuda de seus parceiros em tarefas do lar e do cuidado com os filhos;

- Tomam suas próprias decisões sobre corpo, cabelo, saúde, sexualidade e não deixam que comentários negativos sobre isso as afete;

- Estimulam o respeito e a aceitação de si mesmas e da sociedade como um todo;

- Se tornam referência para outras meninas e mulheres que buscam representatividade. 

Por fim, é importante dizer que a busca pelo empoderamento permite a formação da própria identidade e a permissão de ser quem você é. Não deixe que a mídia influencie você e principalmente sua imagem. Empodere-se e busque o autoconhecimento para alcançar a sua liberdade. Não há nada mais prazeroso do que sentir amor por você mesma e incentivar outras mulheres ao mesmo objetivo, principalmente as adolescentes da nossa sociedade.
Como empoderar nossas meninas
Published:

Como empoderar nossas meninas

Published: