Marca criada para o Seminário "Libertações, Opressões e Utopias: 130 anos de lutas", uma iniciativa para memorar as seculares lutas de libertação e de emancipação dos negros brasileiros, quando a história registra os 130 anos da abolição da escravatura no Brasil.

O destaque da marca está na palavra "utopias", um futuro ideal que deve ser discutido, planejado e construído. Libertações e opressões são faces da mesma moeda em termos de questões políticas e sociais, sendo assim, esse conceito foi representado graficamente com a inversão das palavras e uma ligação umbilical que existe entre os dois momentos. O espelhamento dos "R" reforça essa ideia e o cedilha faz a conexão.

A utopia tem um caráter mais étnico, crescente e constante. As tipologias são diferentes, com mais massa de cor para contrastar com os dois momentos anteriores. Os grafismos utilizados remetem à cultura africana e substituem os olhos nas letras da palavra "utopias", gerando assim conexões entre espaços pretos e brancos, acessos e mistura.

O grafismo aparece também entre "libertações e opressões" e "utopias", para equilibrar visualmente o conjunto, marcar o 3 momentos e também sugerir volta ao passado para discussão do futuro.

Marca de evento
Published:

Marca de evento

Marca criada para o Seminário "Libertações, Opressões e Utopias: 130 anos de lutas", uma iniciativa para memorar as seculares lutas de libertação Read More

Published: