gabriela silva's profile

feira de gastronomia

FEIRA DE GASTRONOMIA 
a praça
A comida de rua ou os ‘‘food-truck’’ sempre se mostraram como um mecanismo que possibilita a popularização da gastronomia e principalmente a divulgação de uma cultura. Pensando nisso, para dar continuidade ao projeto do Pavilhão Humanitário Acolhida, foi desenvolvida uma proposta de reformulação da praça em frente ao pavilhão, que receberia uma feira gastronômica efêmera de comidas típicas venezuelanas, criando laços e trocas culturais ainda mais marcantes.

Analisando a localização do Pavilhão Humanitário, os fluxos das ruas no entorno imediato e os ventos nordeste
optou-se pela grelha compositiva acima. Após, definiu-se dois eixos de acessos principais para a praça. Os
espaços-comida foram alocados  visando as melhores visuais dentro da grelha compositiva. Após, foram alocados
os espaços-alimentação de modo a se relacionarem com os espaços-comida e o restante da praça. Com esse
arranjo novos fluxos e permeabilidades foram criados
.
                                                                                                                                              
- Bancos com geometria que permitem interação e possibilidade de uso em qualquer orientação, além de formarem pequenas ilhas de socialização e barreiras para crianças em relação às ruas no entorno.
- O módulo encontra-se elevado em relação ao chão, por isso necessita-se de escadas. Nos espaços-alimentação e banheiro foram instaladas rampas para maior acessibilidade.  
- Por estar situada em uma região de frequentes chuvas, foi instalada uma lona em alguns trechos que ligam o espaço-comida e o espaço-alimentação.
FEIRA DE GASTRONOMIA VENEZUELANA
o módulo arepa
A feira de gastronomia  venezuelana conta com  três ‘‘espaços-comida’’,  divididos em pratos quentes, lanches e doces. Para  proposta de projeto foi trabalhado o espaço-comida lanches, que traz a emblemática arepa, típica da culinária venezuelana. Este espaço foi pensado e projetado buscando seguir a mesma linguagem do pavilhão humanitário acolhida, buscando mostrar além da sua versatilidade, a ligação entre ambos espaços.  Como sistema construtivo utilizou-se o ‘‘steel frame’’, técnica racional, rápida, leve e com menos geração de resíduos. Os espaços e revestimentos foram pensados buscando oferecer conforto e acolhida na sua simplicidade.


feira de gastronomia
Published:

feira de gastronomia

feira de gastronomia

Published: