Nadine Santos's profile

OURINDÚSTRIA 2018

Criatividade & Inovação são o mote da 20ª edição da Ourindústria
São quatro dias de programação cultural exclusivamente dedicada àquilo que Gondomar tem de melhor: a mestria dos artesãos ourives e o talento dos empresários que investem e inovam no setor. De 15 a 18 de março o Multiusos de Gondomar recebe, desta forma, a mais conceituada feira nacional da indústria do ouro, metais preciosos, relojoaria e atividades adjuntas.

O evento assume-se, nas palavras do presidente Marco Martins, como um compromisso de promoção, preservação e valorização do tecido empresarial local, sem descurar "as histórias por detrás de cada banca, dos rostos e das técnicas que estão na origem de cada peça de joalharia portuguesa".

No discurso de abertura Marco Martins indica que, cada vez mais, é preciso "coligar esforços para que o concelho vá mais longe". Exemplifica esta preocupação com a promoção internacional da Filigrana e dos seus pacotes turísticos envolventes.

Na medida de estimular o espírito criativo e inovador dos 75 expositores, realizar-se-á uma cerimónia de congratulação às montras mais originais, com o troféu de inovação e originalidade; e às peças mais excêntricas, com o prémio de criatividade. Assim refere o presidente municipal ao afirmar que é indispensável valorizar as mais variadas formas de joalharia e aqueles que arriscam neste setor, como também promover o fator geracional.

Para além da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), do Centro de Formação CINDOR e da incubadora empresarial GOLDPARK, como parceiros do evento, foi anunciada uma futura parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda

Ana Freitas, Presidente da AORP, já teria frisado a importância da criação de sinergias para uma maior e melhor afirmação da ourivesaria portuguesa, nomeadamente pela sua técnica e qualidade. Destacou a prestigiada Rota da Filigrana como caso de sucesso e diferenciação mundial, que marcou presença na Tóquio Jewellery Fair, no passado mês de janeiro.

Outro destaque para esta edição de 2018 é o enfoque nos profissionais do setor, sendo-lhes concedidos dois dias exclusivos para oportunidades de networking. Na tarde de sábado regista-se uma conferência sobre o posicionamento da filigrana no âmbito dos artigos de luxo e, em contraste, o serão completar-se-á com um ilustre desfile de joias.

Testemunhado por Samuel Vale, chefe de serviços da CINDOR, "o número de visitantes cresce exponencialmente ao longo dos anos", pelo que o interesse não será o número de clientes, mas sim a qualidade de público interessado. Grande parte dos expositores foram, e alguns ainda o são, formandos do centro, pelo que se tratam de "marcas que nascem pela CINDOR", afirma Carlos Pereira, coordenador do núcleo de gestão, que aponta o interesse para as ações de formação atualmente providenciadas.

Por sua vez, Isabel Moutinho, dirigente da Moutinho Chains Industry, Lda. vista principalmente a internacionalização. A nível nacional cobrem o território de norte a sul, com algum destaque em Lisboa e no Algarve. Tratam-se de fabricantes de 1ª linha, sendo distinguidos pelas correntes e componentes de maior escala. Já com algum prestígio, a marca Moutinho tem participado há mais de 40 anos, tendo passado pela Agroindústria e várias Exponor, uma vez que a maioria dos expositores são clientes da empresa. Isabel reafirma a importância da expansão do mercado e da diversificação desta indústria na geração de receitas pela heterogeneização de mercadoria.

A representar os artigos de ourivesaria ARPA, Lda., Manuela Almeida diz continuar a fazer presença neste tipo de exposições para fazer jus à firma já tão bem conhecida. A ARPA, que integra a Rota da Filigrana, reconhece-se também como das primeiras empresas a fazer feiras desde a Agroindústria. No entanto, Manuela expõe que a propagação não é suficiente tendo em conta o potencial do evento. Acredita que deve de ser divulgado para além de Gondomar e que, mais importante ainda, "tem que incluir mais artesãos e armazenistas". É uma preocupação da Manuela que crê na oportunidade de participação inclusiva a todos os ourives, dizendo que "é com eles unidos que o concelho vai mais longe".
Nadine Santos, Gondomar
15 de março de 2018
OURINDÚSTRIA 2018
Published:

OURINDÚSTRIA 2018

Published: