‘The Absent Letter’ is an experimental graphic novel using animation and digital interactiveness.
The story is told by Dalila, who abandoned her dream of becoming a writer, until she joins her business partner in opening an online funerary, a stranger called Estela. Estela tries to encourage Dalila’s writing by giving her a broken typewriter machine. Without the letter T, Dalila completes words with her own handwriting about the following events. This narrative addresses digital and analogical, written and imagetic, presence and absence.

“A Letra Ausente” é um projeto de narrativa gráfica experimental independente, que utiliza animações e a interatividade do meio digital. 
A história é contada pela protagonista Dalila, que abandonou seu sonho de ser escritora, até que num impulso se transforma em sócia de uma funerária virtual com a desconhecida Estela, uma jovem que tenta incentivá-la lhe dando uma máquina de escrever quebrada. Com a ausência da tecla T, Dalila completa com sua própria caligrafia a descrição dos eventos que se seguem, a partir da premissa de um novo empreendimento e a relação com sua sócia. Essa narrativa dá margem para constantes retomadas entre o digital e o analógico, o escrito e o imagético, a presença e a ausência, o que naturalmente se traduz também nos aspectos visuais do produto.
From authors on picture-books (Scott, Nikolajeva, 2011; Van der Linden, 2011), on cyberspace narrative (Beiguelman, 2003; Murray, 2003), and from references of others graphic novels on the internet, we could investigate the internet as a possible narrative asset.

Ao partir de autores do livro ilustrado (Scott e Nikolajeva, 2011; Van der Linden, 2011), da narrativa no ciberespaço (Beiguelman, 2003; Murray, 2003), e de referências de obras de narrativa gráfica na internet, propõe-se explorar essa possibilidade de forma completa, ao considerar a própria internet um meio com suas particularidades, passíveis de se transformarem em recursos narrativos. 
The project is available at www.aletraausente.tumblr.com and it was presented as the final work for my graduation in Communication and Multimedia at PUC-SP.  

O projeto está disponível em www.aletraausente.tumblr.com e foi apresentado no final de 2015 na banca de trabalho de conclusão do curso de Comunicação e Multimeios - PUC-SP.
rvitorelo.com
A Letra Ausente
Published:

A Letra Ausente

Published: