Larissa Castro de Oliveira's profile

Exercício: Partido Arquitetônico (ARQ 2)

Exercício: Partido Arquitetônico (ARQ 2)
UniCEUB | Centro Universitário de Brasília | Projeto de Arquitetura 2 | 2012 | Larissa Castro de Oliveira
 
 
 
MMBB Arquitetos | Larissa Castro de Oliveira
 
Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga ingressaram, na mesma turma, na FAU-USP em 1956. Foram alunos de Eduardo Almeida, Paulo Mendes da Rocha, Abrahão Sanovicz, Gian Carlo Gasperini, entre outras grandes referências da Escola Paulista de Arquitetura.
Após a graduação, viajaram e seguiram diferentes experiências de trabalho e de vida. Ocuparam juntos o escritório de Eduardo de Almeida para desenvolverem seus projetos e auxiliarem a equipe do arquiteto quando necessário. Na mesma época, o prêmio de segundo lugar do concurso do Pavilhão do Brasil para Expo de Sevilha de 1992 foi uma grande oportunidade para a criação do grupo que ainda estava em formação. O MMBB foi fundado e conquistou o espaço e o merecido destaque com sua brilhante atuação no campo da arquitetura.
Apesar de a Escola Paulista e o Oscar Niemeyer representarem a época de aprendizado e formação do grupo, o MMBB usa estas referências como meio de atualizar e criar novas soluções para a arquitetura da época contemporânea. Encarando cada projeto como único, o grupo estudava as variáveis de cada projeto para gerar uma solução sempre contextualizada em relação ao perímetro urbano.
 
 
 
 
Casa Mariante | Larissa Castro de Oliveira
 
O projeto do MMBB para a residência de um jovem casal surpreende o cenário do condomínio bucólico com uma construção moderna, transparente e brutalista. A área de serviço da casa está no térreo, coberta por duas lajes nervuradas, projetadas ortogonalmente, que formam o pavimento superior. Apenas quatro pilares sustentam a estrutura que "flutua", devido ao talude construído com o terreno, em frente à fachada principal. As elevações laterais, envoltas por concreto armado, entram em contraste com as fachadas envidraçadas e o pavimento térreo aberto. Duas pontes de acesso são projetadas em diferentes cotas para acesso ao terreno na parte posterior da casa.
 
 
 
 
Localização | Larissa Castro de Oliveira
 
Aldeia da Serra é um bairro nobre do município Barueri, Região Metropolitana de São Paulo. Barueri apresenta temperatura média anual de 18ºC e está localizado na 29º cidade mais populosa do estado de São Paulo. O terreno, situado no condomínio Morada dos Pássaros, possui 20m de frente por 40m de fundo. É rodeado por uma paisagem bucólica, afastado do centro violento e congestionado de São Paulo.
 
 
 
 
Partido Arquitetônico | Larissa Castro de Oliveira
 
Pela análise da forma e do conceiro admitidos pelos arquitetos no processo de elaboração do projeto, foi possível extrair o partido da Casa Mariante para o desenvolvimento de um novo projeto. O projeto analisado possui uma forma marcante que contém a própria estrutura, que resolve o programa sem decompor organicamente a residência. Dentre inúmeras possibilidades, o formato é escolhido com a intenção de sintetizar a proposta de modo funcional. Como referência a fim de enfatizar este pensamento, o Museu de Arte Moderna, em Caracas, for projetado por Oscar Niemeyer com um partido semelhante.
 
 
 
 
Desenvolvimento da Forma | Larissa Castro de Oliveira
 
A arquitetura e o próprio mobiliário escolhido pelo MMBB sugerem formas anguladas, como linhas que se encontram em uma quina aberta ou levemente arredondada. A aparência que lembra um raio também pode ser observada em outros projetos dos arquitetos, como o Corredor Francisco Morato, pensado em 1995 com Paulo Mendes da Rocha. A partir deste desenho, um paralelogramo foi proposto para acomodar o novo programa de necessidades: uma livraria com café.
 
 
 
 
Terreno e Locação | Larissa Castro de Oliveira
 
Com o mesmo traçado da edificação, o terreno dá continuidade visual ao projeto e se torna uma peça estrutural, uma vez que parte da laje é apoiada no chão para acesso direto pelo pavimento superior. Para melhor aproveitamento das condicionantes climáticas, a fachada nordeste terá a parede recuada, gerando um vão livre que acomodará a parte social do novo projeto. Apesar da grande área exposta, que aproveita os ventos naturais do leste e sudeste, a grande quantidade de árvores serve como um filtro para as radiações solares.
 
 
 
 
Maquete Física | Larissa Castro de Oliveira
 
Detalhes foram acrescentados com a elaboração de maquetes físicas, aformando a ideia que levou o partido a um paralelogramo. As empenas cegas com o formato triangular que avançam alguns centímetros da laje superios, bem como o acesso pelo pavimento térreo, complementaram o projeto do café.
 
 
 
 
Livraria Com Café | Larissa Castro de Oliveira
Exercício: Partido Arquitetônico (ARQ 2)
Published:

Exercício: Partido Arquitetônico (ARQ 2)

Work developed by Larissa Castro de Oliveira, architecture's student. Brazil, 2012.

Published: