Renan Guimarães's profile

Restauro Severyna // Laranjeiras - Rio de Janeiro BR

Projeto realizado em conjunto com os estudantes Ivo Mello e Gabriela Poeys da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ, para a disciplina Projeto de Restauro com o professor José Pessoa.    

O edifício do Restaurante Severyna é um sobrado de estilo eclético, misturando o neoclássico e barroco. A fachada possui seis vãos em cada pavimento. Todos os vãos são de porta. No Segundo pavimento os vãos são todos ligados por uma única sacada.Este já passou por diversos usos, frequentemente comércio e habitação. Atualmente, abriga um restaurante de temática nordestina.     
O bem se encontra pouco conservado. Por mais que a fachada permaneça num estado de conservação aceitável para manter a identidade do conjunto, percebe-se as maiores descaracterizações no volume original e na divisão interna dos cômodos. A parede de alvenaria estrutural que, provavelmente dividia o imóvel em dois, não existe mais. Assim como as paredes de pau-a-pique originais, que dividiam os cômodos. Além disso há a adição de um anexo "improvisado", descaracterizando completamente o volume original.     Além desses problemas, encontram-se outros danos pontuais, como: manchas negras na fachada e abertura de vãos na alvenaria original para a instalação de aparelhos de ar condicionado.     
Considerando todos esses dados e o fato do imóvel estar incluso no conjunto preservado pelo INEPAC, justifica-se a necessidade da intervenção para que o prédio atinja um estado ideal de conservação.     
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de Restaurar o valor estético formal da obra, respeitando a sua história e conciliando o programa necessário para o uso atual de restaurante. Para alcançar essa meta, a corrente Critico-conservativa surgiu como melhor base teórica para embasar o projeto. Uma vez que coloca a questão estética tão importante quanto a questão histórica. Baseado nisso, as intervenções foram sendo determinadas no intuito de recuperar a melhor ambiência e forma para o imóvel, mesmo que alterando diretamente marcas dos tempos vividos pelo prédio.         
Entre essas intervenções destacam-se:     
Os vãos que foram fechados durante a história do prédio serão reabertos, no intuito de recuperar a ambientação dos cômodos. No entanto, ao invés de se criar um falso histórico com imitações das esquadrias original especificou-se esquadrias leves que se diferencie das originais.     
Para convivência com a vizinhança, todas as novas esquadrias serão em vidro acústico. no caso das originas, optou-se por instalar uma esquadria acústica entre o interior e a esquadria original.     
Previu-se também a construção de uma nova escada, em substituição a atual, que possa contribuir melhor para o conjunto estético da obra.     
Além da adição de novos elementos o projeto também prevê restaurações. O piso e o forro originais em madeira ,que ainda se encontram no segundo pavimento, serão recuperados. Além da limpeza das pichações e manchas na fachada.     
Porém, a principal intervenção do projeto é a demolição do anexo atual e construção de uma nova edificação, afastada do prédio histórico, para abrigar o programa do volume demolido. Com isso, pretende-se recuperar o volume e a proporção original do imóvel histórico.     
Essa nova construção foi concebida com materiais e estilo contemporâneo, para que, no contraste com a técnica construtiva antiga, fique clara a diferença entre original e adição, entre antes e depois, entre principal e anexo.
Restauro Severyna // Laranjeiras - Rio de Janeiro BR
Published:

Restauro Severyna // Laranjeiras - Rio de Janeiro BR

Projeto realizado em conjunto com os estudantes Ivo Mello e Gabriela Poeys da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminens Read More

Published: