Rosana Santos's profile

Vídeos: televisão x internet

5 dicas de como a televisão pode ajudar a criar um bom vídeo
Para se fazer um VT (abreviação de VideoTape, usada no telejornalismo para se referir aos vídeos) bem feito e prender o telespectador é preciso seguir alguns passos imprescindíveis.

Neste artigo vou mostrar os cincos principais. Aí vão:  

1. Objetividade e agilidade

Antes da era da internet, a televisão era um dos meios de comunicação mais instantâneos. O conteúdo precisa ser ágil e objetivo pra prender o telespectador, caso contrário a pessoa muda de canal.

No caso de vídeo para a internet, agilidade e objetividade devem ser levadas ainda mais a sério. Afinal, com a quantidade de informação chegando a todo momento, ninguém quer perder tempo com enrolação.

2. Linguagem simples

Uma reportagem televisiva sobre finanças para donas de casas não terá funcionalidade nenhuma se o economista falar só termos técnicos. 

Nos vídeos de internet isso tem o mesmo peso. Não adianta ser objetivo e ágil se você não for claro.

Não é preciso exagerar em detalhes, palavras difíceis podem ser trocadas.

3. Cenário

Alguma vez na vida, enquanto assistia televisão, você ficou prestando mais atenção no que acontecia atrás do que no repórter, apresentador ou seja quem for que estivesse falando?

Pois é, um lugar com muita poluição visual pode tirar toda atenção de quem está assistindo seu vídeo.

4. Áudio

É obrigatório checar o áudio antes da gravação em televisão. Parece óbvio, mas já vi muito material chegar sem som algum, com áudio abafado, cortado e por aí vai.

E o que acontecia? Trabalho perdido.

E na internet isso acontece com frequência, já vi muitos materiais com qualidade do áudio muito ruim ou com ruídos que tiram a atenção.

Então não esqueça, é fundamental fazer um teste antes de começar o seu conteúdo.

5. Tempo

Em televisão, dois minutos podem parecer uma eternidade. Isto parece loucura? Mas é a pura verdade.

Por ser um meio de comunicação ágil, uma reportagem com mais de três minutos tem que ser muito importante e super bem editada. Caso contrário, vai cansar o telespectador que vai mudar de canal.

É claro que existem as exceções de reportagens especiais e séries. Já na internet não existe padrão. O problema é que, muitas vezes, o que poderia ser falado em 10 minutos é dito em 40.

Redundância e repetição tornam o conteúdo do vídeo cansativo e faz o internauta desistir de ir em frente. Então, se o que você tem a dizer leva cinco minutos, não precisa ficar enrolando pra que seu vídeo seja mais longo.

Tempo maior não significa mais qualidade.  

E aí, gostou destas dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe!
Vídeos: televisão x internet
Published:

Vídeos: televisão x internet

A publicação de vídeos na internet, seja por meio de sites especializados ou por redes sociais, está aumentando cada dia que passa. Só que, nem Read More

Published:

Creative Fields