BRADO - Caminhando na contramão

Partindo do tema inicial memórias e narrativas das cidades no século XXI, procuramos um recorte que trabalhasse a cultura na cidade do Rio de Janeiro, com um olhar diferenciado do habitual. Partindo do real sentido dos termos Contracultura, que tem uma ideologia de rejeitar e questionar valores e práticas da cultura dominante, e Underground que em suma é um ambiente cultural que busca a desconstrução dos padrões comerciais, midiáticos e modismos. Através de pesquisas constatamos que a produção cultural não tradicional na cidade tem um baixo alcance e muitas vezes se limitado à regiões especificas, e, mesmo nessas áreas passam despercebidos ao olhar cotidiano.
 
Como criação e renovação cultural acontece justamente da troca de diferentes ideias, conceitos, experiências e referências. tivemos como uma das problemáticas a criação de uma unidade que representa-se os artistas e suas estéticas particulares, sendo eles pertencentes a diferentes nichos e situações, outro desafio foi o de produzir algo que gere um sentimento de pertencimento e desejo, servindo como um registro das experiências vividas.
Moodboard do cenário- usado como principal inspiração na construção do projeto
BRANDING
Como principais conceitos da identidade temos a rua, as manifestações como Tropicália e Psicodelismo, além de outras que envolvem mais o gestual/manual, o colocar a mão na massa e projetar seu olhar em algo.  Procuramos A VOZ, o bradar, gritar — a caixa alta exalta essa característica da revista.
Realizou-se uma pesquisa sobre o sentido de identidade e o que a torna única, durante o processo de construção da marca que foi desde o ponto fora da curva, que achamos tão diferente, porém o formato quadrado deu o sensação de estar preso, até a adoção das manchas de tinta irregulares nos abrimos a liberdade ao movimento.
Estudos com manchas de tinta
A Revista
A produção da revista é realizada em um ciclo de 4 fases:
 
1- Coleta/criação do conteúdo
Nesta primeira etapa são realizadas pesquisas (desk, campo e conversas com artistas), a fim de ter um panorama da situação atual do cenário cultural underground carioca.
 
2- Edição e refinamento
Após a imersão, realiza-se uma reunião de pauta, onde será discutido o tema da edição e quais seriam os artistas que se encaixariam na mensagem que queremos passar. Com isso definido vamos atrás dos escolhidos e se eles topam participar do projeto, ele aceitando, marcamos a entrevista. Com a entrevista realizada fazemos a edição e
refinamento do conteúdo.
 
3- Produção e distribuição
Com o texto já revisado, partimos para a diagramação. Como trataremos dos mais variados assuntos, estilos e estamos conscientes que cada produtor de conteúdo é único, optou-se por um projeto cambiante, onde irão ocorrer variações de tipografia, cor, grid, ícone das sessões. Em contrapartida teremos alguns elementos fixos para mantermos um padrão.
 
4- Consumo e inspiração
A partir do momento que o consumidor adquirir a revista, terá em mãos uma boa dose de referências para se inspirar a produzir e até mesmo poderá futuramente fazer parte da revista.
 
A Seguir algumas imagens do processo de desenvolvimento da diagramação da revista até o resultado final da primeira edição.
POSTER
O artista ao ser convidado recebe o editorial da edição, como forma de inspiração e tem total liberdade em sua produção, prezamos a ideia de que a criação é de cada um, e o importa é a expressão de sua identidade.
Poster edição 1
Edição nº 1 - Identidade/Expressão
Como tema para nossa primeira edição escolhemos - IDENTIDADE E EXPRESSÃO, bases importantes
para nosso projeto e que implicitamente serão tratados nas edições. Como será a nº 1, irá apresentar
os pilares da Brado.

 
No geral teremos como tema questões, situações e fatos que compões o cenário carioca e as relações
humanas com a cidade. Olhando sempre de um jeito diferente sobre assuntos corriqueiros e ainda sim
velados pelo tradicionalismo. Dando voz aos artistas e nos fazendo refletir sobre a vida.
BRADO - Caminhando na contramão
Published:

BRADO - Caminhando na contramão

Publicação periódica bimestral que tem como objetivo dar voz e registrar o cenário atual da cultura independente do Rio de Janeiro. Se colocando Read More

Published: