Daniel Ianck's profile

Jardim Comunitário

Perspectiva Aérea.
 
            O projeto de revitalização dos espaços livres públicos na Regional Boqueirão teve como foco de intervenção os pequenos espaços livres públicos, chamados de jardinetes ou jardins de caráter local e comunitário. Sendo elaborada em paralelo uma proposta de integração desses espaços em um sistema de espaços livres públicos na Regional em questão.
Os jardinetes são espaços da paisagem urbana, de pequena escala, geralmente abandonados e ou subutilizados pela população e poder público. Estão situados geralmente em pontas de quadra ou em espaços residuais de urbanização, os quais têm potencialidades configuradas devido sua proximidade com áreas residenciais.
 
            Dentro da escala dos jardinetes foi adotado o conceito de jardins comunitários, uma tradução e adaptação do termo em inglês community gardens, esse tipo de espaço se caracteriza por assumir uma posição de espaço social de função ativa. O programa de necessidades é variado, mais comumente é encontrado um programa voltado para o “ajardinamento” feito pela própria comunidade local, espaços como hortas, pomares e canteiros ornamentais são geralmente adotados por se tratarem de um mecanismo de aproximação da comunidade com o local e de participação ativa de seus usuários.
 
            Como objeto de projeto foi escolhido o conjunto de jardinetes Cel. Benot P. Cidreira; Dr. Luisnei R. da Silva e a Praça José Araújo Filho que melhor se encaixariam no perfil de transformação do espaço. O conjunto apresenta uma configuração de canto da quadra com apenas um muro em sua lateral, em seu entorno predominam os sobrados e casas térreas com grande potencialidade de integração com o sistema, visto que se encontra próximo de uma das ruas de maior movimento na regional, a Rua Paulo Setúbal, e próximo à Praça da Colonização Menonita. A área apresenta um mobiliário voltado à recreação, porém ele está degradado, não sendo convidativo ao uso, atualmente é um espaço configurado como de passagem, a área total do terreno é de 3453 m².
 
            A proposta consiste em dividir o espaço em três funções distintas:
 
Produção – com o jardim comunitário e estufa;
Lazer – contando com o playground, pista de skate e anfiteatro para reuniões da comunidade;
Convívio – sendo a feira noturna e os demais espaços de reunião atrativos para essa função. 
Perspectiva Aérea.
Plano Massa.
Corte Longitudinal.
            Preservando as árvores existentes no local, as Tipuanas e Alfeneiros, espécies comuns na arborização urbana da cidade, o partido seguiu uma linha de poucas árvores ornamentais, contendo apenas as espécies Jacarandá e Pata-de-vaca para sombreamento do playground, as demais espécies estão vinculadas com a função de produção que se caracterizam pelos pomares lineares. Essas árvores de produção estão implantadas em alinhamento e com um tratamento de terreno diferenciado, o espaço onde estão localizadas está em um nível menor do que o terreno, formando uma espécie de vala, esse tipo de conformação do terreno tem função de concentrar os frutos que venham a cair das árvores evitando que estes fiquem espalhados pelo terreno.
 
            Os espaços de produção do jardim comunitário estão em um nível topográfico abaixo, para criar uma área mais protegida em relação ao resto do terreno, além dessa barreira física no solo essas áreas estão protegidas por estruturas de madeira para o controle de acesso das mesmas. A cerca do jardim comunitário também serve como base estrutural para uma estrutura de lona tensionada que atua como proteção das espécies vegetais nos dias de frio severo ou geada, eventos comuns na região.
 
            As espécies vegetais de menor altura têm a função de conformação dos espaços, essa serventia está ligada ao Capim-do-Texas, que serve como moldura para o espaço da feira e também como demarcação do acesso ao terreno pela Rua Paulo Setúbal. 
Perspectiva entrada pela rua Paulo Setúbal.
Perspectiva área de convívio
Perspectiva pista de skate.
            O principal ponto de atração noturna é a feira de lanches localizada próxima à Rua Paulo Setúbal (rua de maior movimento nas proximidades do terreno). Essa feira reúne comerciantes locais de lanches rápidos que ganham um ponto específico para seu comércio. Assim se configura o projeto de iluminação, de maior atratividade noturna próximo à Rua Paulo Setúbal e de predomínio de áreas de atividade diurna próximo à Rua Cascavel. 
Perspectiva noturna área da feira.
Perspectiva noturna estufa.
Perspectiva noturna pista de skate.
Jardim Comunitário
Published:

Jardim Comunitário

Trabalho final de Graduação

Published: