Juliana Parreiras's profile

Espaço Comum Luiz Estrela

ESTUDO DE CASO: ESPAÇO COMUM LUIZ ESTRELA: 
Restauração e Reabilitação em busca de uma identidade coletiva
PROBLEMÁTICA

Com a justificativa de que as ruas não são seguras a população investe na privatização dos espaços. As vias públicas passam a ter a única função de trânsito e não mais de permanência.
Não há mais um sentimento de pertencimento da população com os espaços públicos regulares. A administração e conservação das áreas comunitárias são transferidas exclusivamente para o poder público.
A memória coletiva passa a correr riscos de se extinguir e a cultura popular a se limitar a centros culturais e museus, distante do contexto urbano  mudando a escala da cidade, que é mantida por órgãos e instituições e não mais por pessoas.
Gera o que Hertzberger chama de “deserto urbano”, enfraquecendo o elo do cidadão com a cidade.
Neste contexto temos como exemplo o objeto em estudo, o Antigo Hospital Militar localizado na Rua Manaus, 328, Bairro Santa Efigênia, que se encontra em estado de abandono e arruinamento.
Fonte: foradoeixo.org.br
Fonte: Priscila Musa
PROPOSTA

Tendo como base o princípio de polivalência proposto por Hetzberger o projeto traz espaços dinâmicos e de livre ocupação. A
administração autogestionada convoca os cidadãos como novos agentes de preservação patrimonial, na tarefa de devolver ao imóvel sua função social resgatando a memória urbana coletiva. O antigo prédio da Rua Manaus passa a ser um canal de intercâmbio cultural que faz valer o direito de reinventar a cidade.
Espaço Comum Luiz Estrela
Published:

Espaço Comum Luiz Estrela

Proposta de Reabilitação e Restauro do Antigo Hospital Militar de Minas Gerais / Espaço Comum Luiz Estrela.

Published:

Creative Fields