Maria João Leite's profile

quem vê caras, não vê corações

 
 
Mimetismo.//n.m. acomodação,disfarce,  adaptação, camuflagem, imitação, reprodução, semelhança, similitude...
1.fenómeno de imitação da aparência do meio; 2.transformação como forma de adaptação ao meio; 3.forma de imitação; 4.imitação inconsciente pela qual se adota o comportamento, a linguagem, as ideias daqueles entre os quais vive; 5.dissimulação para evitar ou atrasar o reconhecimento da sua verdadeira natureza; 6.semelhança física ou de comportamento; 7.disfarce.
 
Para este projecto, foram criadas peças específicas de mershandising a partir da interpretação da realidade simbólica, personagens e ambientes relacionados com o teatro, no contexto do FITEI_ festival internacional de teatro de expressão ibérica, tendo sempre como mote o conceito de mimetismo.
Para abarcar todo o processo, foi escolhida uma frase que servisse de base à criação das peças e que, ao mesmo tempo, se relacionasse com o teatro bem como com todos os seus significados e características - “quem vê caras, não vê corações.”.
Através da interpretação desta frase, escolheram-se elementos tipográficos - números, pontuação e letras - que mimetizassem expressões faciais, criando assim um jogo de “esconder, revelando” através das expressões criadas.
Zangado, sonolento, calculista e indiferente foram as expressões criadas. Através dos diferentes elementos tipográficos bem como do seus tamanhos, disposição e formas, foram criadas composições que vivem pela sua força e expressão.
 
 
obs: Logótipos integrados no projeto, foram utilizados exclusivamente com finalidades académicas/ pedagógicas e em nenhum caso, com o intuito comercial ou promocional das mesmas
t-shirt
saco
pins
pagelas
selo
postais
tributo às cartas eames
Academic project
UC Grafismos e Mershandising
Proposta Prof. Margarida Azevedo
ESAD Matosinhos
Maio 2015
quem vê caras, não vê corações
Published:

quem vê caras, não vê corações

Academic Project

Published: