Maurício José Motta's profileGuilherme Góes Mattos's profile

SemiEdu 2015

Da terra à tela, do real ao virtual: tornam-se mais e mais turvas, ao fim dos primeiros quinze anos do século XXI, as fronteiras entre as instâncias corpóreas e digitais na experiência humana. Em um mundo que se virtualiza progressivamente e numa cyberesfera cada vez mais tangível, repensam-se as formas de compreender o homem, seus modos de existir e atribuir sentido ao que o rodeia. Nesse contexto, urgem as reflexões no campo educacional, a fim de problematizar como as noções de sujeito, real, sociedade e cultura, atravessadas hoje pelo mundo digital, definem as construções desde as subjetividades às práticas de ensino-aprendizagem, incluindo suas bases epistemológicas.
Esta edição do SemiEdu tem por objetivo geral, pois, discutir o escopo de "Educação" nesse contexto em que o real e o virtual se imbricam, bem como os sentidos que ora permeiam o ato de educar e seus agentes. Do mesmo modo, a ideia de evidenciar o como e as maneiras pelas quais novas práticas culturais e educativas se impõem no cotidiano são fundamentais para um olhar mais cuidadoso sobre o que se tem produzido no âmbito escolar. É com tal pretensão, então, que o SemiEdu 2015 é organizado, reconhecendo na temática a complexidade e, por que não dizer, a perplexidade que nos causa pensar nas outras e novas maneiras de nos realizarmos como sujeitos.
SemiEdu 2015
Published:

Project Made For

SemiEdu 2015

Esta edição do SemiEdu tem por objetivo geral, pois, discutir o escopo de "Educação" nesse contexto em que o real e o virtual se imbricam, bem co Read More

Published: