A Tradição
A Cor 
 Ergonomia e Cor 

A tradição na essência da sua palavra significa a transmissão de crenças, lendas,costumes, práticas ,valores,informações de uma cultura de geração em geração. 
É algo seguido com o maior rigor, fidelidade e o respeito possível através dos tempos. 
A presença da tradição permite o conhecimento de toda a nossa existência, do conhecer dos nossos antepassados, do manter a ligação dos povos ao longo do tempo e permanecer presentes na nossa sociedade. 
Existe uma grande variedade de tradições que caracterizam os povos, as culturas e as gerações. 
Podemos em termos gerais falar de várias tradições, umas de grandes grupos outras mais escassas, assim como os seus aspectos específicos, em que estes devem ser analisados nos seus próprios contextos, como por exemplo: a tradição cultural que envolve uma complexidade de temas como a sociologia, filosofia, etc. 
A tradição também se aplica ao nível da religião, pela sua transmissão de costumes, como por exemplo a cristã (o natal, os rituais sagrados, e o seguimentos e difusão das escrituras); manifesta-se também ao nível familiar, com exemplos a escolha do casamento para os seus filhos ou a troca de prendas pelo natal. 
A tradição toma feições peculiares em cada tema que falarmos, podemos destacar uma tradição de um pais, o famoso “chá das cinco”, que os ingleses mantém ao longo de vários séculos. Nasceu por volta do ano 1800 através de uma nobre inglesa que sentia fome entres as refeições e começou a pedir que lhe servissem chá acompanhado por umas torradas, como também ha quem o diga que foi a Rainha Catarina de Bragança que introduziu na Corte Inglesa este hábito como forma de controlar a infidelidade do Rei, onde juntava todas as mulheres na Corte para tomar o chá das cinco. 
Sem dúvida que estamos perante uma tradição, bastante simples e interessante, que se manteve ao longo do tempo. 
Apesar da maior parte das pessoas não terem o conhecimento da sua origem, apreciam bastante e fazem questão de a manter e de a passar, significa então que um simples acto pode-se tornar num grande costume, numa tradição transmitida de geração em geração. 
A tradição não é apenas gestos, histórias ou práticas, mas também a sua reprodução minuciosa diversificada, presentes em objectos, livros, entre outros. 
Para isso temos que ter em conta vários aspectos que são colossais para sua reprodução, a associação das cores são fundamentais, pois a sua conjugação tem de nos dar a sensação que o produto é mesmo tradicional, como por exemplo os tons verdes, castanhos, até mesmo a cor de terra que nos dá uma imagem da vida rural. 
O azul marinho, o verde escuro que quando combinados com ouro e o bronze transmite-nos uma sensação muito forte de tradição. 
As combinações das tonalidades são importantes, pois a suavidade das misturas podem dar uma perfeita garantia e permanência do produto ao longo dos tempos. 
Os tons e saturações são tipicamente associados à durabilidade, as formas e as bordas por vezes determinam a sua cultura ou geração, passando a sua mensagem mais fiávelmente. 
O tamanho e a proporção são dois elementos que não podem ser descorados, pois enquanto o tamanho prova a visão da moda, costumes, convenções e a verdadeira necessidade do consumidor, a proporção dá-lhe a sensação de estabilidade e de harmonia. 
Por último e não menos importante o padrão e a textura, em que estes evocam a sensação do fabrico artesanal, como exemplos, a madeira e o algodão que faz recordar séculos atrás. 
O conjunto de todos aspectos são fundamentais para manter a tradição ao longo dos tempos sempre com a percepção de uma visão mais realista possível, onde o passado e o presente ficam de mãos dadas com projectos para o futuro. 
Atendendo a todas estas características acima citadas elaborei o meu trabalho onde retrato o costume do chá das cinco, inicialmente comecei por trabalhar só o rotulo que ao mesmo tempo cria-se uma composição que demonstra-se este meio conceito. 
Mas só ele não obtive o resultado desejado, por isso elaborei um ambiente que remete-se-nos ao tradicional tanto pelos objectos utilizados, quer pelo próprio cenário retratado, onde o complemento tipográfico acrescenta o que a tradição nos transmite. 


A Tradição
Published:

A Tradição

As combinações das tonalidades são importantes, pois a suavidade das misturas podem dar uma perfeita garantia e permanência do produto ao longo d Read More

Published:

Creative Fields