Alyne Perfeito's profile

Estádio da Taguatinga - Anteprojeto

O PROJETO
O ano de 2014 foi um ano voltado para a Copa do Mundo da FIFA, em que o Brasil se destacou no cenário mundial por sediar esse evento.
 
Os brasileiros tiveram a oportunidade de acompanhar o investmento e as obras feitas nos estádios, distribuidos em doze cidades sede, para que estes estivessem nos padrões da FIFA, organizadora do evento.
 
O Estádio da Taguatinga, situado na capital federal, foi projetado segundo o manual desenvolvido pela FIFA, para que ele pudesse cediar os jogos do mundial. Por isso, ele possui capacidade para 40.000 espectadores distribuidos três grandes anéis de arquibancadas. 
IMPLANTAÇÃO
A implantação acontece acomodada às curvas de nível do terreno, para que o custo seja reduzido. Além disso, o campo de futebol é direcionado para que o sol poente não fique em nenhum dois dois gols.
 
O estacionamento conta com 3755 vagas, sombreadas por vegetação nativa.
 
Há também, uma estação de metrô próxima ao estádio, para incentivar o uso do transporte público durante os eventos.
 
Para atender as exigências, as circulações de veículos são diferenciadas de acordo com cada categoria.
NÍVEIS
Subsolo
O subsolo abriga quatro vestiários, dois para os times do primeiro jogo e dois para os times do segundo jogo, caso haja dois jogos em um mesmo dia. Além disso, os vestiários possuem área de aquecimento, escritório dos teecnicos, sala de massagem, entre outras funções exigidas pela FIFA.
 
É no subsolo, também, o estacionamento privativo para jogadores, imprensa e camarotes, com circulação diferenciada para cada um deles.  
Térreo
1º Pavimento
2º Pavimento
3º Pavimento
FUNÇÕES
ESTRUTURA
CARACTERÍSTICAS BIOCLIMÁTICAS
REVESTIMENTO EXTERNO
Estes módulos foram pensados a partir da ideia de cheios e vazios, ou seja, da permeabilidade, como grandes cobogós por toda a fachada, que facilitam a entrada de ventilação natural no estádio. Eles serão constituídos por placas cerâmicas, trepadeiras nativas do Cerrado e membranas, que serão dispostas de forma a evidenciar as arestas do estádio.
COBERTURA
A cobertura conta com 1200 placas painéis fotovoltaicos, que vão gerar energia para ser usada no estádio e vendida (o excedente) para atender às necessidades do governo. 
PERSPECTIVAS EXTERNAS
Estádio da Taguatinga - Anteprojeto
Published:

Estádio da Taguatinga - Anteprojeto

Estádio de Futebol nos padrões da FIFA de co-autoria com Ingrid Siqueira, Ludmylla Barbosa e Talita Córdova.

Published: