Filipe Almeida's profile

Dorotéia, de Nelson Rodrigues



Esse cartaz é o produto da minha interpretação a partir da farsa "Dorotéia" de Nelson Rodrigues, para o espetáculo da CIA Vice & Versa. Optei por fazer o layout com elementos do roteiro e além disso usar as representações dos naipes do baralho associados ao perfil dos personagens. 

No texto, é bem latente essa crítica social a individuos religiosos que pretendem ser muito elevados e espirituais, mas que sustentam isso apenas como máscara social, sendo na verdade, a personificação dos sentimentos mesquinhos e mundanos. A presença da máscara na ilustração, também vem em função disso. 

Resolvi fazer uma associação ao "mundano" a partir de costumes viciosos. Elegi os jogos de azar, que por sua vez também fazem menção aos jogos de interesse do cotidiano que aparecem na história e a competição entre as primas a respeito de sua pureza e santidade.

Os Nipes, eu associei a cada uma das quatro primas sendo eles a representação de sentimentos mundanos. Às três rancinzas associei aos nipes de Ouros, representando o materialismo, ao nipe de Espadas representando a raiva e violência, e ao nipe de Paus, que é o trevo ou a árvore, representando o tradicionalismo e o conservadorismo. Dorotéia, associei ao nipe de Copas, mais obviamente representando as paixões, que neste caso também mostram seu poder de escravizar e obsediar.
 
Dorotéia, de Nelson Rodrigues
Published:

Dorotéia, de Nelson Rodrigues

Esse cartaz é o produto da minha interpretação a partir da farsa Dorotéia, de Nelson Rodrigues, para o espetáculo da CIA Vice & Versa que estréia Read More

Published: