Chocotour - Fábrica Nestlé Caçapava

Chocotour - Experimente como a gente faz
Cliente: Nestlé | Ano: 2020 a 2022
Projeto: O Chocotour foi inaugurado em 1974 na Fábrica de Caçapava da Nestlé, para que os visitantes pudessem ver como são feitos os chocolates. Mas, com este projeto, o desejo era aproximar os consumidores da fábrica, tornando-o também um ponto turístico icônico na cidade. O principal desafio era criar uma experiência lúdica, levasse o público a experimentar a grandeza e tecnologia desta gigante fábrica de delícias. 
Criado na FutureBrand São Paulo

O começo e a fábrica
A narrativa do tour foi organizada para ser intuitiva, didática e, ao mesmo tempo, uma viagem lúdica e cheia de memórias afetivas, histórias e experiências imersivas. Alguns espaços foram construídos seguindo a ordem de fabricação do chocolate, contando sobre a matéria-prima do chocolate, formas de produção, origens do cacau e práticas de sustentabilidade. Além destes espaços, os visitantes também fazem um passeio mágico pela história das marcas, organizado de maneira cronológica. 
Cada um destes espaços foi criado para ser icônico, imersivo e atemporal, com a utilização de materiais de ótima qualidade e durabilidade.

O chocolate e sua matéria prima.
No início do tour o visitante passa pelas informações sobre os tipos de matéria-prima, tendo contato direto que permita visualizar, sentir os ingredientes e saber como é feito o processo para a criação da massa do chocolate. Além de poder visualizar a parte interna do meio de produção das mais variadas formas de chocolate (ao leite, branco e amargo).


A história da Nestlé com o chocolate
Neste espaço é dedicado a contar como surgiu a fabricação de chocolates pela Nestlé, os desenvolvedores e os momentos históricos da marca. Conta com a peça original das primeiras "Concha de Pedra", maquinário responsável pelo refino do chocolate, primeiras embalagens das barras de chocolates e propagandas de época.


Marcas da Nestlé
Ao longo da extensão do tour, as marcas mais icônicas dos chocolates Nestlé ganham espaço com sua história, principais embalagens, elementos lúdicos, reprodução de jingles, painéis interativos para os visitantes permitindo maior imersão ao universo de cada marca.


Chocotour Marca
O logotipo pretende expressar a tecnologia da fábrica, suas características de passeio e os dutos de chocolate, de forma lúdica e minimalista.
Os elementos para o desdobramento da identidade acompanham as formas e cores de maneira divertida e atemporal.
FutureBrand São Paulo
Diretores Criativos – Arnaldo Bastos e Isabel Sobral
Atendimento – Nathalia Fuzii, Thamires Crepaldi e Valeria Barbosa
Arquitetura – Caroline Côrte-Real, Eduardo Katayama, Nicole Machado, Roberto Fagaraz, Silvia Kanayama
Modelagem 3D – André Richardi
Líderes de equipe – Nicole Machado e Marcelo Frankelin
Designer Gráficos – Hellen Aquino, João Menezes, Kim Pocker Coen e Marcelo Frankelin
Motion – Francisco Fernandes e César Quirino
Arte Final e detalhamento técnico – Eduardo Katayama, Everton Silva e Hellen Aquino
Verbal – Epaminondas Paulino, Luísa Borges e Camila Gouveia
Produção e instalação – Daniel Soriano e Everton Silva

Chocotour - Fábrica Nestlé Caçapava
Published: