Káká o coala
A proposta do professor Guto Lins durante a disciplina  DSG1847 Desenho de concepção do curso de Design é desenvolver um personagem a partir da inspiração de algum animal em risco de extinção. O animal escolhido é uma coala, que ganhou outra forma e textura através da utilização da técnica de monotipia.
Legenda: Infográfico sobre o káká
As referências para a criação em monotipia foram criadas por meio de um moodboard do animal e seu ambiente, e de um rascunho desenhado no Adobe Photoshop.
Após a definição do  visual, da personalidade e do nome, a etapa seguinte foi a escolha de um produto que se adequasse ao personagem e permitisse manter a identidade dele. Então o abajur veio para aproximar o personagem Káká do animal original, visto que o coala é um animal noturno e dorme por no mínimo 14 horas.

A etapa seguinte foi pensar em como seria a sustentação e como incluir a estampa que foi criada no Adobe Illustrator a partir das fotos tiradas e tratadas no Adobe Photoshop. Para visualizar a ideia foi criado um moodboard de inspiração, que foi essencial para escolher a forma para o protótipo inicial feito com papelão. O objetivo é que a sustentação fosse simples para encaixar o tecido e permitir o destaque do efeito da luz sobre o desenho em preto do padrão.​​​​​​​
Legenda: protótipo de papelão e moodboard de lumináriA
Ao mostrar a prototipagem do papelão no laboratório LAMP, criei a mesma estrutura em madeira MDF mas criando um buraco na base para colocar o bocal da lâmpada. As colunas são anexadas a base através de um sistema de encaixe que o buraco feito nas colunas se completam com os buraco das arestas da base.

A estampa criada contém o personagem e algumas das folhas utilizadas no processo, a técnica de estamparia aplicada foi de sublimação por o desenho original possuir muitos detalhes que dificilmente conseguiriam ser mantidos para confecção de tela serigráfica. Logo, ao optar por essa técnica o tecido precisa ser artificial para resistir o calor, além disso o objetivo da luminária era dar destaque ao desenho em preto quando a luz acendesse, então também deveria ser transparente. O tecido que cumpria os pré-requisitos estabelecidos é a organza, que também brilha com a mudança de luz.
Legenda: Sublimação da estampa ; O arquivo do padrão; Processo inicial de costura 
A cor verde do tecido foi escolhida em razão da paleta original do animal, que também está presente no infográfico do personagem e trás uma diversão para o produto.

 O sistema elétrico da lâmpada foi conectado no laboratório LIFE da universidade, utilizando apenas fitas isolantes para fixar os fios da tomada com os do bocal.
Legenda: Luminária acesa no escuro
Legenda: Luminária apagada
Legenda: Vistas diferentes da luminária acesa

Káká
Published:

Káká

Criação de um personagem incorporado em uma luminária como meio de comunicação de sua individualidade.

Published: