Thays Machado's profile

Quanto custa importar?

Custos de Importação
A importação gera muitas dúvidas, mas afinal, quanto custa importar?

Dentro das diversas decisões que uma empresa deve tomar, certamente a da internacionalização é uma das que requer mais planejamento.
Quando pensamos em importação, logo nos preocupamos com vários fatores; não cairei em pegadinhas com um contrato em outro idioma? Como devo pagar pelo produto? O produto vai chegar nas condições que comprei? São muitas dúvidas que permeiam um futuro, ou até mesmo regular, importador.
Mas a pergunta que faz aguçar a curiosidade: qual o custo de uma importação?
Aqui você encontrará um guia básico de quais custos você deve se preocupar e considerar, quando está pensando em realizar uma importação.

Custo da mercadoria
É muito importante negociar com seu fornecedor na origem. Entender exatamente quais são os termos de entrega certamente afetará o valor do produto que gerará o câmbio, ou seja, o pagamento ao exterior pelo produto fornecido a você. 

Frete Internacional
Outro ponto a ser considerado e que afeta diretamente outros custos do processo, é o frete. Ele também pode ser impactado pelos termos de entrega, entretanto, por mais que o exportador se responsabilize, ele acaba embutindo no valor do produto. O custo pode variar de acordo com o peso e as dimensões da mercadoria,  se virá de forma aérea ou marítima, dentre outros fatores. Os gastos são reduzidos quando você planeja com antecedência sua compra, e consegue trazer a mercadoria de forma marítima. Para trazer um container da China, por exemplo, estamos falando de um frete de aproximadamente  USD 9700, já um mesmo volume (aprox. 12 toneladas) vindo de forma aérea, passaria dos USD 100.000 .

Seguro Internacional
Prevenir é melhor que remediar – no Comex esse ditado não é muito diferente. Durante o transporte, as cargas podem sofrer algo chamado “avaria”, ou seja, serem danificadas ou até perdidas. Para diminuir os impactos de um imprevisto com sua carga, vale atentar-se ao seguro internacional. Normalmente, é cobrado um valor percentual sobre o valor da mercadoria, variando conforme as condições negociadas com a seguradora ou agente de carga. Uma porcentagem interessante para efetuar seus cálculos, é uma média de 0,8% do valor da mercadoria + frete internacional.

Custos Operacionais
Com a carga devidamente embarcada, surgem então os custos operacionais de destino. Taxa de manuseio da carga, valor para remoção da mercadoria do porto ou aeroporto, da entrada até o local onde você deseja efetuar a liberação aduaneira, pagamentos de taxas governamentais, como de licenciamentos, ou valores para a marinha mercante, armazenagem (que pode variar de acordo com o período que a mercadoria permanece em um determinado recinto), taxas de liberação de documentos juntos aos agentes de carga, honorários do despachante aduaneiro, entre outras.
Tributos
Por fim, no momento da liberação aduaneira, é efetuado o pagamento dos tributos:
II = Imposto de importação, que varia de 0 a 35% do valor aduaneiro
IPI = Imposto sobre Produtos Industrializados
PIS = Programa de Integração Social
COFINS = Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
ICMS = Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços
Taxa Siscomex = Taxa para Manutenção do Sistema Utilizado para Declaração das Informações à Receita Federal
Para a maioria dos tributos, existem benefícios que podem diminuir drasticamente o desembolso dos mesmos. Vale sempre uma boa comunicação com sua consultoria aduaneira para que você possa identificar oportunidades de redução.
Frete Nacional
Por fim, com a mercadoria liberada, o próximo custo em sua cadeia é o frete nacional, ou seja, o deslocamento da sua mercadoria do recinto onde foi liberada, até sua fábrica ou armazém.

Considerando todos os custos, pode-se dizer que o impacto dos valores necessários para nacionalização do produto importado, variam, em média, de 20% a 80% do valor da mercadoria.
Operações como Drawback, Importação por Conta e Ordem, e Ex-tarifário, podem reduzir em mais de 40% o custo dos tributos.
Planejamento é a  base para sua importação
O ideal é se planejar com antecedência, e conversar com sua equipe aduaneira para lhe passar detalhadamente os custos da operação, e indicar as oportunidades de redução aplicáveis ao seu processo.

Quer saber com mais detalhes quanto custa importar? Fale com nosso time de especialistas, e peça uma estimativa completa.
Quanto custa importar?
Published:

Owner

Quanto custa importar?

Published:

Creative Fields