Millena Serbêto's profile

janelas para o mar | fotografia

_JANELAS PARA O MAR 

// A fotografia participa da exposição Maravilhas Arquitetônicas - Lentes sobre o Rio, promovida em 2021 pela UIA2021RIO EXPO, através de um concurso que propôs dar visibilidade a fotografia de arquitetura nacional, selecionando 20 obras que captam a magnificência da arquitetura carioca.

__________________________________________________________________________________________________________________________
// O Museu de Arte do Rio é um edifício projetado por Bernardes + Jacobsen Arquitetura, concluído em 2013 , cujo objetivo é abrigar espaços para cultura e lazer. Localizado na Praça Mauá, a obra está ligada a três construções preexistentes, entre elas o Palacete Dom João VI com características do estilo eclético, criando um incrível contraste de estilos arquitetônicos. O Museu do Amanhã é uma obra com projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, foi inaugurado em 2015 e, assim como o Museu de Arte do Rio, está inserido em um contexto de requalificação urbana da zona portuária do Rio de Janeiro. Calatrava, ao falar sobre o conceito do edifício, diz que um dos seus objetivos é que ele pareça estar "flutuando sobre o mar, como um navio, um pássaro ou uma planta.". 

"Janelas para o MAR" (2018) é um retrato do Museu do Amanhã em conjunto com elementos do seu contexto urbano e a forma como o museu parece pairar sobre a água do mar, fortalece o discurso do arquiteto. A vista é de dentro do edifício do Museu de Arte do Rio, apresentando uma das características mais marcantes da obra, os fechamentos das fachadas por perfis de vidro translúcido, que criam diferentes recortes do horizonte para o observador, no interior do edifício. 

janelas para o mar | fotografia
Published:

janelas para o mar | fotografia

Published: