Nathalia Campelo's profile

Esportes e Saúde: A integração

Esporte e saúde: A integração 
Saúde e Esporte
 
por: Lucas Portela, Mariana Pigoralli, Nathalia Campelo e Rafaella Guedes.
 
 
Foram entrevistadas 3 pessoas que contaram um pouco sobre as suas vidas nos esportes que eles escolheram. O primeiro a falar foi o jogador de basquete profissional André Chamone, mais conhecido como Chamone, seguido do ciclista Victor Gomes de 24 anos.
 
Começamos conversando primeiramente com Chamone de 21 anos, ele relata:
 
"Comecei através da influência do meu irmão, como caçula sempre queria fazer tudo que meu irmão mais velho fazia, então foi assim que conheci o basquete".
 
 
"No princípio era só por diversão, não almejava nada até porque tinha apenas 9 anos; foi nessa brincadeira que comecei a pegar gosto, disputar campeonatos e cada vez me envolvendo mais. Já com 13 anos surgiram propostas de clubes grandes para treinar, oportunidades de bolsa de estudos, o que me rendeu uma boa formação como estudante. A ideia de ser um profissional começou a surgir com 15 para 16 anos. Fui morar fora, longe da minha família para correr atrás desse sonho, e consegui realizá-lo; joguei profissionalmente pela primeira vez aos 17 anos''.
 
 
Chamone relata no começo como foi a entrada nesse mundo do qual hoje ele vive. Questionado sobre como vê o basquete em sua vida, ele responde: "Eu sempre falo que o basquete não só foi um esporte na minha vida, mas foi um estilo de vida, um formador como pessoa. Então no meu dia a dia tudo sempre foi influenciado pelo esporte basquete, ser uma pessoa saudável, saber me cuidar mentalmente, saber lidar com problemas, e sempre me proporcionando bons momentos."
 
 
Quase no fim da entrevista ele fala sobre os campeonatos e sua saúde entre esses momentos: "Acho que a parte difícil é controlar os desejos alimentares e bebidas não muito saudáveis, saber que você está ali por um objetivo, ganhar o campeonato, então o máximo que você se privar vai te ajudar no rendimento dentro de quadra. Nós atletas temos que entender que o nosso corpo é nosso instrumento de trabalho, então quanto mais você se cuidar em relação a tudo física e mentalmente, melhor pra você''. Ele prossegue: ''O impacto é grande, como criança ele pode te formar como pessoa, educar, te ajudar com problemas de todas as formas e sempre com intuito de se divertir." Como profissional o impacto é maior, você representa uma instituição, representa pessoas que estão ali esperando algo de você, então requer muita responsabilidade com tudo e isso acaba tendo um impacto muito grande na vida de nós atletas''.
 
 
Ao final, ele fala que não vê sua vida sem o esporte: "Então mesmo que não seja profissionalmente falando, eu vou sempre saber que aquilo foi algo que sempre me fez bem e que me trouxe muitos benefícios."
 
 
A nossa entrevista continua com a Nathalia Campelo, na qual ela fala como descobriu a atividade física:
 
"Comecei a fazer exercícios no começo do ano. Eu estava vindo de um relacionamento complicado, onde ganhei cerca de 10kg a mais; fiz uma bateria de exames aonde com 24 anos, eu estava com uma saúde precária e com risco de pré diabtes. Então me vi na situação que precisava fazer algo por mim. Entrei na academia, e consegui recuperar a minha saúde, tanto física quanto mental, já que via meu resultado de esforço diário. Vejo que os exercícios em si ajudam você mais do que imaginamos e creio que todos deveriam praticar algo que gostem, ou descobrir algo que possam vir a gostar."
 
Vemos que o esporte é atividade física e sempre vai fazer bem para aqueles que disponibilizam seu tempo para isso; E com o Victor Gomes, de 24 anos, não poderia ser diferente. Ele descobriu o ciclismo, e o impacto que ele tem dado em sua vida.
 
Victor conta que faz cerca de 2 anos que conheceu o esporte. ''Conheci através de alguns amigos que me incentivaram, assim, de primeira eu já me apaixonei e só queria andar de bicicleta". E ainda diz que "ajuda em muito mais do que se pode ver; além dos benefícios físicos, eu também sinto uma melhora considerável na minha saúde mental".
 
Sendo ciclista, ele contou que a prática traz muitos benefícios, como amizades, conhecer a natureza, sem falar da diversão; e destacou alguns pontos como a saúde mental: "Eu sinto que sou outra pessoa. Muito mais confiante comigo mesmo, até consigo ver minha vida sem, mas posso afirmar que não será uma boa vida."
 
A vida dessas pessoas se conectam nesse sentido, e no amor que eles têm pelo esporte que escolheram, vendo que o que fazem tem um impacto imenso nas suas vidas e saúde. Então pratiquem esporte e vejam acontecer essa magia com vocês.
 
 
Esportes e Saúde: A integração
Published:

Esportes e Saúde: A integração

Published: