Vai Passar  – Prato-poema n.1

De presente ganhei a vida.⠀
De presente, te dou um desejo.⠀
Desejo de dias melhores,⠀
desejo de sonhos tranquilos,⠀
desejo de reencontros⠀
e suavidade na espera.⠀

Vai passar.
Prato-poema foi a primeira série de produtos que eu, @agabrielasilva fiz junto com o meu pai, e artista plástico @juliocesarssilva_. Criadas em meio ao contexto da pandemia, em meados de abril de 2020, são peças feitas à mão, uma a uma. E com um desejo especial, de leveza, esperança e dias melhores em companhia de quem a gente ama.

"Vai Passar", foi o primeiro poema a ilustrar os pratos, e assim como em outros projetos autorais meus, esse também surgiu como uma ideia de presente que gostaria de dar. Em primeiro lugar, para minha mãe e todas as mães da minha família, referências de força e muita superação; para todas as mães que conheci quando Gabri se tornou meu parceiro de vida; para todas as minhas amigas e empreendedoras e artistas, que constantemente dão a luz a projetos incríveis; às amigas que além de empreendedoras, já são mães e agora estão em jornadas duplas e concomitantes; aos amigos que trabalham unindo pessoas, fazendo vucovuco e que agora tem que se reinventar.

Mas também gostaria que chegasse a todos os médicos e profissionais da saúde, a todos os pequenos empreendedores, trabalhadores da limpeza urbana, do jornalismo, da alimentação, do transporte. E a todas as famílias, que como a minha, perdeu um ente querido durante pandemia.



O prato-poema n.1, "Vai Passar", é uma coleção cápsula composta por um mix de 3 produtos – dois modelos de prato e um de xícara – , que podem vir com a frase escrita na frente ou no verso, à escolha do cliente. Alguns deles recebiam também dedicatórias escritas no verso.

A venda dos produtos além de levar leveza e consolo a diversas famílias que, há meses, não se reuniam, foi uma forma de manter meu pai ativo em seu trabalho e com alguma renda, uma vez que estava impossibilitado de dar aulas de pintura.



Meu pai e eu durante o processo de pintura. 

Maio de 2020
Desenvolvimento de produto e redação: Gabriela Silva | Pintura: Júlio César e Gabriela Silva | Porcelanas: Branca Porcelana
Fotos: Processo: Gabriela Silva | Produto: Leca Novo


Feito à mão em família, cheirando a copaíba e terebentina.

Vai Passar
Published: