Bruna Oliveira's profile

Saiba tudo sobre nebulização em casa

Nebulização em casa. Saiba como e quando fazer, quais são os tipos de inaladores e como escolher o seu

A nebulização, também conhecida como inalação, é um procedimento simples e eficiente,que  proporciona alívio rápido de sintomas respiratórios como falta de ar, tosse e chiados no peito. Este alívio se deve aos diversos benefícios do método, tais como:

-umidificação das vias respiratórias e das cordas vocais;
-diluição das secreções, desobstruindo a passagem do ar;
-ação de broncodilatadores ou outros medicamentos específicos que podem ser adicionados ao nebulizador (conforme prescrição médica).

Basicamente o processo de nebulização consiste em transformar uma substância líquida em vapor para que seja absorvida pelas vias aéreas. Essa substância pode ser o soro fisiológico ou alguma medicação de uso inalatório.

Para quem é indicado fazer nebulização?
A nebulização é indicada para prevenção e alívio de sintomas respiratórios associados à diversas doenças como:

asma;
bronquite;
bronquiolite;
DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica);
rinite;
sinusite;
faringite e outras.

Por ser um método indolor, eficaz e não-invasivo, pode ser utilizado sem restrições inclusive por idosos e crianças, sob devida supervisão de um responsável. 

O tratamento é tão simples que pode ser aplicado em casa, basta adquirir um nebulizador para uso doméstico. Com isso será possível reduzir as idas ao hospital por ocasião das crises agudas.

A nebulização é indicada em casos de COVID-19?
Em serviços de saúde recomenda-se evitar a nebulização no manejo de pacientes com COVID-19, dando preferência ao uso de spray broncodilatador. Isso se deve ao potencial risco de disseminação do vírus devido à geração de aerossóis, que são gotículas que ficam suspensas no ar por algumas horas. 

No entanto, não há evidências científicas de que a nebulização seja fonte de contaminação, uma vez que os aerossóis gerados são provenientes do nebulizador e não do paciente. 

Assim sendo, caso haja indicação clínica e equipamentos adequados, a nebulização pode ser realizada em pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID-19.

Para pacientes com doenças respiratórias crônicas, a nebulização caseira  é uma importante aliada no controle dos sintomas e deve ser mantida durante a pandemia. 
Porém, nos casos de COVID-19, alguns cuidados extra devem ser tomados durante a inalação. 

Recomenda-se realizar o procedimento em um quarto isolado. Os demais moradores devem estar ausentes da residência por pelo menos 3 horas. O nebulizador deve ser limpo e desinfectado logo após o uso.

Como fazer nebulização?
É muito fácil fazer a nebulização em casa, uma vez que se tenha o inalador adequado. Basta adicionar o soro fisiológico ou a medicação no compartimento indicado, ligar o aparelho e levar a máscara ao rosto, conforme orientações do  fabricante.

A administração de fármacos por via inalatória tem ação mais rápida e menos efeitos colaterais, em comparação à administração por via oral. 

Corticóides, anti-inflamatórios, antibióticos e broncodilatadores são algumas classes de medicamentos que podem ser adicionados ao nebulizador, sempre conforme orientação médica.

Quais são os tipos de nebulizador?
Atualmente há diversas opções de nebulizadores no mercado, mas basicamente podem ser classificados em 2 tipos:

1- Compressor:
Utiliza ar comprimido para transformar a substância líquida em gás. É o tipo mais tradicional. 
Vantagens: preço mais acessível; pode ser utilizado com diversas classes de medicamentos, tais como broncodilatadores, antiinflamatórios, mucolíticos e glicocorticóides. 
Desvantagens: mais ruidoso; só pode ser utilizado pelo usuário na posição sentada.

2- Ultrassônico
Mais moderno e tecnológico. Conta com modelos mais práticos, inclusive alguns portáteis. Seu funcionamento se dá por vibrações mecânicas que convertem o medicamento da forma líquida em aerossol, formando partículas mais finas do que as geradas pelo inalador de ar comprimido. 
Vantagens: mais leve; silencioso; ação rápida; pode ser utilizado pelo paciente deitado. 
Desvantagens: custo maior, NÃO deve ser utilizado para administrar glicocorticóides.

Como escolher o modelo adequado?
Como vimos, o tipo de medicamento que será utilizado no inalador é um importante fator a ser considerado na escolha do equipamento.

Dito isso, há também outros aspectos a avaliar na hora da compra :

design (conforto na utilização da máscara, facilidade no manuseio e higienização, aparência atrativa);
tamanho da mangueira;
intensidade do ruído;
tamanho e peso;
capacidade do reservatório (volume máximo permitido);
preço.

Resumo
A nebulização é um procedimento simples, seguro e muito eficaz no alívio das crises respiratórias agudas. Por isso, ter um nebulizador em casa é de grande ajuda para quem sofre com asma, bronquite, DPOC e outras doenças do trato respiratório.

Há diversas opções de nebulizadores no mercado. A escolha do melhor aparelho para você depende das suas necessidades de uso e outras particularidades. 

Seja qual for sua necessidade, você encontra as melhores marcas e modelos no nosso catálogo, com condições especiais de pagamento.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos consultores. Temos uma equipe treinada e pronta para te ajudar a escolher o aparelho perfeito para você.

Conte sempre conosco!
Saiba tudo sobre nebulização em casa
Published:

Owner

Saiba tudo sobre nebulização em casa

Published:

Creative Fields