João Vitor Marques's profile

Ecossistema Social AERT

Como tornar um clube de lazer criado na
década de 80 relevante nos dias atuais? 

A Associação Esportiva e Recreativa de Tubarão, mais conhecida com AERT, tem sua história marcada a partir da iniciativa de um grupo de empregados da Vale para a construção de um espaço de lazer para desfrutarem com suas famílias nos anos 80. De lá para cá, muita coisa mudou e o clube, que no passado estava associado a exclusividade e prestígio, hoje já não tem mais a mesma relevância. 

Com o objetivo de compreender o cenário de atuação do clube e reunir elementos para elaborar seu plano estratégico a partir do ponto de vista das pessoas, o projeto, conduzido por mim e pela equipe da Ecosocial, buscou atender a demanda de ouvir os associados atuais da AERT, os funcionários da Vale e moradores da região do entorno do clube, que abrange alguns bairros dos municípios de Serra e Vitória.

Iniciado em setembro de 2019 e com aproximadamente 3 meses de duração, o Ecossistema Social AERT buscou responder o desafio a partir de esforços que incluíram levantamento de dados secundários, entrevistas
em profundidade, pesquisa quantitativa, workshops de cocriação com a equipe interna e com os clientes, geração de insights e princípios estratégicos, análise SWOT, dentre outros.


Ao final do projeto, foram entregues ao cliente uma matriz SWOT construída coletivamente pelos colaboradores da empresa a partir de todo o conhecimento apresentado durante o projeto, uma série de ideias inovadoras orientadas por princípios estratégicos e três diferentes possibilidades de atuação para o clube conseguir se reinventar. De lá para cá, algumas dessas ideias já foram implantadas. 


Ecossistema Social AERT
Published:

Ecossistema Social AERT

Published:

Creative Fields