Bruna Vilar's profile

8 dicas para empoderar as mulheres do surf feminino

8 coisas que você pode fazer para ajudar o surf feminino

O ano é 2020, mas as atletas do surf feminino ainda enfrentam dificuldades para praticar o esporte: a falta de equidade de gênero nos campeonatos e os constantes casos de machismo dentro e fora da água são provas disso. A mobilização crescente das próprias surfistas têm feito a diferença, porém não precisa parar por aí!

O público tem um papel fundamental e pode apoiar o surf feminino com atitudes simples como conhecer atletas, seguir seus perfis nas redes sociais e assistir às competições.

Confira 8 dicas que você pode colocar em prática hoje mesmo!

1. Conheça as surfistas pelo nome

Você sabe o nome das atletas que defendem seu estado? E o país? Conhecer as mulheres que participam das competições e trazem títulos consigo é uma das formas de dar mais visibilidade e reconhecimento ao surf feminino. Aqui no ManaSurf, é possível conhecer um pouco mais a fundo as histórias de Jasmim Avelino e Yanca Costa.

Nos sites da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), você pode conferir a lista de surfistas classificadas por estado em 2019 nas categorias Abrasp Pro Junior Feminino, Abrasp Feminino, Feminino Pro Surf Tour e Long Board Jeri.

2. Assista a competições femininas

Os principais campeonatos nacionais e internacionais têm categorias femininas — embora não exista Qualifying Series para mulheres no Brasil. Assistir às baterias, saber os dias de competição e acompanhar o progresso das surfistas em um campeonato são ações que ajudam a popularizar tanto o esporte quanto os nomes por trás dos títulos (além de dar prestígio às atletas, claro). Afinal, quanto mais gente souber, melhor!

3. Torça por mulheres surfistas

Assistir às competições é bom, mas não é o suficiente. E se você começasse a se envolver com surf feminino em um nível em que se tornasse impossível sentar em frente à TV sem comemorar as conquistas dessas mulheres? Criar o hábito de acompanhar campeonatos mundo afora pode ser o primeiro passo para começar a torcer pelas surfistas.

4. Compartilhe fotos e vídeos de surfistas mulheres

Divulgar o trabalho de uma mulher surfista na internet é uma prática gratuita, simples e muito bem-vinda. Se você é fã de alguma atleta ou gosta do surf feminino em geral, vale usar suas próprias redes sociais como uma vitrine para o esporte — e não precisa ser um influenciador digital para isso! Em qualquer escala, o compartilhamento gera conversa e visibilidade para as mulheres do surf.

5. Siga mulheres surfistas nas redes sociais

Viu uma onda incrível rolando o feed do Instagram ou assistindo à TV? Procure a surfista responsável por ela nas redes sociais e comece a seguir seu perfil. Pode até parecer pouco, porém a questão vai muito além de "número de seguidores". Quanto maior o alcance de um perfil, maior é a exposição dele na internet e, consequentemente, aumenta o destaque dado à surfista.

6. Não subestime as mulheres no surf

Mulheres não surfam menos que homens só por serem mulheres. Dito isso, a dica é retirar expressões machistas como "você surfa bem para uma mulher" ou "você até quebra para uma menina" do seu vocabulário. O parâmetro de comparação masculino, além de sexista, é desnecessário. Elogie uma mulher pelas qualidades dela, sem se referir a homens em posições semelhantes.

7. Deixa elas surfarem!

Se você estiver surfando e vir mulheres na água, deixe elas surfarem em paz! O fato de uma mulher estar sozinha no mar não é um pedido de ajuda e, muito menos, um convite para comentários desrespeitosos sobre seu corpo ou forma de surfar. Entendido?

8. Apoie as mulheres surfistas

Por fim, mas não menos importante: apoie mulheres surfistas onde elas estiverem. Seja em campeonatos ou nas redes sociais, acompanhe seu trabalho, interaja, comente e dê forças para as atletas. Na maioria das vezes, elas enfrentam uma série de problemas para competir e se manter no nível profissional. A falta de apoio do público não precisa ser mais um deles, não é?
8 dicas para empoderar as mulheres do surf feminino
Published:

8 dicas para empoderar as mulheres do surf feminino

Conteúdo de valor para o Portal ManaSurf, com aplicação de técnicas de SEO.

Published:

Creative Fields