“A viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as fronteiras interiores” (Mia Couto). SOLO trata-se de uma viagem pessoal que percorre tanto grandes distâncias, quanto os estreitos e desconhecidos caminhos interiores – o termo, que significa um “estar só”, representa de maneira muito genuína meus últimos nove meses aqui em Portugal. Nesse projeto apresento minha forma de ser e estar no mundo: um sublime e livre contemplar, uma reclusão criativa, uma percepção do cotidiano inspirada ora pela solitude, ora pela solidão. SOLO: sozinho, puro, sem nada a mais.

A fotografia analógica, que desde sempre me cativou, vem trazer para o trabalho não apenas uma linguagem estética, mas uma proposta de desconexão, de calma, de registro único e, portanto, especial, que delineou todo o ato de fotografar em si. As imagens captadas espontaneamente retratam paisagens, cenas urbanas, ambientes internos e naturezas mortas, enfatizando o simples e puro registro, orientado apenas por luz natural.
SOLO: composição executada por um só executante.

“A solidão não precisa se valer apenas do monólogo. Pode aprender a dialogar e deve exercitar isso também através da arte. Há sempre uma conversa silenciosa entre o ator no palco e o sujeito no escuro da plateia, entre o pintor em seu ateliê e o visitante do museu, entre o escritor e o seu leitor desconhecido” (Martha Medeiros). Foi orientada - ou desorientada - pela solidão e desejando voltar aos dias de solitude que decidi abraçar esses sentimentos como objeto de trabalho e trazer eles para dialogarem entre si e entre nós através de 66 imagens compiladas em forma de livro numa sutil narrativa delineada por tons e cores, que, junto à citações e textos próprios, percorre 116 páginas.

Para além do entendimento racional, SOLO é um livro experimental, que expõe e propõe o sentir.
SOLO: sobre o qual se anda; parte da terra que se pode cultivar; onde crescem plantas. Permita que a extensão do meu sentir brote aí, ou o que quer de bom que possa tirar desse meu vagar solitário. Boa viagem.

(3 IMAGENS SÍNTESE)
S O L O
Published:

Owner

S O L O

Published: