Casa para um artista
No âmbito da unidade curricular de Projeto II, foi-nos proposto um projeto que consistia na remodelação de uma casa em ruínas para um artista, cujas imagens originais se encontram apresentadas adiante. Esta casa localiza-se em Nogueira da Regedoura e foi construída entre 1920 e 1930.
Para a realização do projeto foi imposto que a casa deveria ter um quarto principal, um quarto de hóspedes, um espaço de trabalho para o artista, uma casa de banho de serviço e ainda um espaço exterior.
O primeiro passo do projeto passou por selecionar um artista para o qual se destinaria a casa. Optei por escolher a pintora Joana Moura e Sá, que nasceu a 27 de Maio de 1962, atualmente (2020) com 58 anos. De momento vive e tem ateliê próprio em Matosinhos e possui uma empresa de fitas e espumas auto adesivas, a Sameca tme.
A evolução do projeto compreendeu várias fases, com as respetivas entregas intercalares. A primeira fase consistiu na realização de plantas, cortes e alçados à mão livre. Nesta primeira fase ainda havia muito por decidir, mas já tinha estipulado que a casa iria ter um espaço interior bastante amplo e um grande pátio no centro da casa.
Durante a segunda fase comecei a fazer desenhos rigorosos no qual foram explicados todos os detalhes necessários, como o posicionamento e as formas das asnas, a seleção do tamanho do espaço exterior, a organização da casa, a seleção das caixilharias, entre outros.
A terceira, e última, etapa do trabalho destinou-se a fazer a modelação 3D de todas as ideias em papel e debatidas com o professor, bem como todos os ajustes necessários para a apresentação do projeto final.
O projeto que desenvolvi consiste num espaço bastante amplo com poucas separações de modo a que se torne o mais leve possível. Aquando da entrada na casa pode-se observar um grande bloco (17.08m2) que serve para separar o hall de entrada da sala e da cozinha. Esse bloco é composto por três divisões e uma escadaria. A divisão central, de frente para a porta de entrada, é um espaço de apoio à entrada (destinado a colocar casacos, sapatos e afins). À sua esquerda encontra-se uma casa de banho de serviço, e à direita uma despensa de apoio à cozinha. A escadaria dá acesso ao piso superior onde se encontra o ateliê da artista.
Depois do bloco encontram-se a sala de estar e a cozinha, juntamente com a sala de jantar. A solução que desenvolvi para a separação da sala de estar para a sala de jantar e cozinha foi um bloco onde se encontra a lareira e que também serve para suportar o piso superior.
O pátio localiza-se na zona central da casa e é o elemento que separa os quartos das zonas comuns, ou seja, num dos lados do pátio encontram-se a sala e a cozinha e no lado oposto encontra-se o quarto principal e o quarto de hóspedes. Ambos os quartos têm a mesma área de quarto e uma casa de banho privativa. O quarto principal tem a particularidade de ter uma casa de banho ligeiramente maior e ainda ter um quarto de vestir.
A casa, com o segundo piso, tem 356.84 m2. O revestimento do piso inferior é em pinho enquanto que o do piso superior é em vinílico. As casas de banho dos quartos são em mármore Calacatta. Decidi também que a porta principal vai ser mantida, embora tenha que ser restaurada. Optei por mudar todas as janelas, de modo a poder colocar um caixilho mais fino para que entrasse o máximo de luz natural.
Relativamente ao exterior, a casa vai ser novamente pintada com a mesma cor.
Localização
Fotografias antes da remodelação
Primeira etapa do projeto
Desenhos técnicos
Planta
Planta do piso superior
Corte 01
Corte 02
Corte 03
Corte 04
Corte 05
Corte 06
Corte 07
Pormenor 1
Pormenor 2
Pormenor 3
Alçado Frontal
Alçado Lateral
Modelação 3D
Cartaz do projeto
PROJETO | ESAD
Published:

PROJETO | ESAD

Published: